MATRIMÓNIOS

Para a celebração do casamento católico deverão os noivos deslocar-se à secretaria paroquial para marcação da celebração do matrimónio. A indicação da data em que pretendem contrair matrimónio deve ser comunicada com a maior antecedência possível para que todo o processo decorra sem sobressaltos. É conveniente acautelar em primeiro lugar (e antes de tudo o resto) junto da paróquia onde vai acontecer a celebração se existe sacerdote e igreja disponível para a celebração. O processo de casamento católico pode ser iniciado após a recepção do Certificado para Casamento Católico que é emitido pela Conservatória do Registo Civil. Assim sendo, os noivos, após marcação junto da secretaria paroquial da data pretendida, devem deslocar-se à Conservatória do registo civil para dar início ao processo.

PROCESSO CIVIL

Para organizarem o Processo Civil, os noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência (do noivo ou da noiva) e solicitar o CERTIFICADO PARA CASAMENTO CATÓLICO (atenção que este documento só tem validade de seis meses). Logo que possuam este certificado devem entregá-lo na paróquia de residência da noiva para dar início ao processo católico.

PROCESSO RELIGIOSO

A preparação do processo religioso deve iniciar-se no mínimo 3 meses antes da data do Casamento, apresentando os seguintes documentos:

• CERTIFICADO PARA CASAMENTO CATÓLICO emitido pela Conservatória do Registo Civil;
  • FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO;
  • CARTÕES DE CIDADÃO;

• O PROCESSO RELIGIOSO É INSTRUÍDO PELO PÁROCO DE UM DOS NOIVOS, REGRA GERAL É O PÁROCO DA NOIVA. SE O CASAMENTO FOR NA IGREJA DE SÃO JOÃO DE VER E O NOIVO FOR RESIDENTE NESTA PARÓQUIA, A PARÓQUIA DE SÃO JOÃO DE VER PODE TAMBÉM ORGANIZAR O PROCESSO;
  • NO QUE TOCA A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS DE CASAMENTO DE PORTUGUESES EMIGRANTES OU A RESIDIR NO ESTRANGEIRO, DEVE RECOMENDAR-SE AOS NUBENTES QUE ORGANIZEM O PROCESSO RELIGIOSO NA PARÓQUIA DE RESIDÊNCIA NO ESTRANGEIRO.

Para comprovar o ato, deverão ser indicadas pelo menos duas testemunhas, vulgarmente designadas por padrinhos, os quais deverão ser maiores de idade, devendo trazer também o cartão de cidadão dessas testemunhas, bem como o estado civil e morada;

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO (CPM)

É conveniente aos noivos prepararem-se para o Matrimónio Católico com uma formação específica para este Sacramento (Curso de Preparação para o Matrimónio). A Paróquia não faz este tipo de preparação.

Mais informações sobre o CPM - CLIQUE AQUI!

DECORAÇÃO DA IGREJA E FOTÓGRAFOS

Os noivos que pretendam ornamentar a Igreja devem ter em conta as seguintes recomendações:

• Contactar previamente a pessoa responsável pela limpeza e asseio da Igreja (Fernanda Pais - 919296279) que dará todas as indicações necessárias;
  • A ornamentação da Igreja deve ser feita durante os horários de funcionamento da Secretaria do Cartório Paroquial, obedecendo às recomendações da responsável;
  • A retirada da ornamentação só poderá ser feita após o fim-de-semana;
  • Quando se verifica a ocorrência de vários casamentos no mesmo dia ou fim-de-semana (em diferentes horários), os noivos devem combinar entre si a questão da ornamentação, não sendo possível a retirada de uma ornamentação para colocação de outra;
  • Quando ocorrem outras cerimónias na Igreja, relativas ao plano pastoral em agenda, não será possível alterar a ornamentação da Igreja;

Abaixo é possível consultar detalhadamente as normas desta Paróquia para Floristas e Fotógrafos.

HORÁRIOS DISPONÍVEIS NA IGREJA MATRIZ

SÁBADO

11h00
11h30
12h00
12h30

DOMINGO

11h30

*A marcação de Casamentos na Capela de Nossa Senhora da Hora requer autorização do Pároco e disponibilidade da Sacristã responsável pela Capela.

*No dia da Celebração Matrimonial as portas da Igreja serão abertas cerca de 45 minutos antes da hora agendada.