BATISMOS

O Batismo é o primeiro sacramento da Iniciação cristã, «o pórtico da vida no espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos» (Catecismo da Igreja Católica 1213). É o Sacramento daquela fé pela qual os homens, iluminados pela Graça do Espírito Santo, respondem ao Evangelho de Cristo (Ritual do Batismo). Os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia, chamados 'sacramentos da Iniciação Cristã' lançam os alicerces de toda a vida cristã. O termo 'iniciação cristã' designa, com efeito, as etapas necessárias através das quais deve passar quem quer entrar na Igreja para nela prestar culto a Deus em Espírito e verdade (Jo 4, 23‐24). A marcação da celebração do batismo deve ser feita de forma atempada (cerca de 3 meses antes da data pretendida) e presencialmente na secretaria paroquial dentro dos horários de funcionamento da mesma. A documentação deve ser entregue na secretaria paroquial atempadamente, correndo o risco de, caso isso não se verifique, a celebração não aconteça.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Assento do Registo Civil de Nascimento da Criança (se for de fora da freguesia);
  • Preenchimento de um formulário de inscrição (3 meses antes da data do Batismo para que seja possível organizar todo o processo atempadamente);
  • Declaração de Idoneidade relativa aos padrinhos que deve ser pedida na atual Paróquia de residência destes;
  • Se os pais residem fora desta Paróquia, deverão trazer uma autorização (Provisão de Batismo) do Pároco da sua Paróquia de residência. O mesmo acontece quando residem no estrangeiro, sendo obrigatório solicitar a devida autorização (Provisão de Batismo) na paróquia da zona de residência.

PADRINHOS / TESTEMUNHAS DE BATISMO

Os padrinhos hão-de ajudar os pais da criança batizada no cumprimento da sua missão de educadores da fé. Por essa razão devem ser designados pelos pais ou quem de direito, considerando especialmente a idade, proximidade, formação e vida cristã, de forma que sejam capazes de influir eficazmente na educação cristã do que vai ser batizado. Batizada na fé da Igreja, a criança é apresentada e sustentada pela fé dos pais e padrinhos da qual hão‐de dar vivo testemunho, contribuindo assim para a formação e vivência cristã da criança ao longo do seu percurso de vida. Segundo o Cân. 873, «haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha», apresentado na sua generalidade, constata‐se que nos encontramos perante uma normativa aberta e não dogmaticamente cerrada.

Assim sendo:

• Há Batismo válido sem padrinhos e apenas com uma testemunha (cf. Cân. 875);
  • Há Batismo válido mesmo sem testemunha, tratando‐se de um adulto (cf. Cân. 876);
  • Há Batismo válido só com um padrinho (cf. Cân. 873);
  • Há Batismo válido só com uma madrinha (cf. Cân. 873);
  • Há Batismo válido com um padrinho e uma madrinha, conforme o citado Cân.873;

Por vezes, os pais apresentam à Igreja, para o múnus de padrinhos, fiéis que não harmonizam o perfil traçado pelo Cân. 874, por se encontrarem em situação irregular (apenas casados civilmente, casados canonicamente divorciados e recasados civilmente, união de facto...). A fim de evitar o confronto desagradável da rejeição, podemos admitir esses fiéis como testemunhas do ato do Batismo.

PREPARAÇÃO DO BATISMO

Pais e padrinhos devem frequentar os dois encontros do Curso de Preparação para Batismos (CPB) - consultar calendário de batismos abaixo.

A celebração do Batismo deve ser preparada em harmonia com as orientações do Senhor Padre. Após a celebração batismal, o Pároco bem como os pais, padrinhos e comunidade em geral co-responsabilizam‐se para que o Batismo seja o início de uma longa e eficaz caminhada cristã. A família é o primeiro testemunho da fé para a vida em Jesus Cristo.

DECLARAÇÕES DE IDONEIDADE (PARA PADRINHOS)

Se reside na paróquia de São João de Ver e necessita de uma declaração de idoneidade para juntar ao processo de batismo a decorrer noutra paróquia, deverá solicitá-la pessoalmente na secretaria paroquial dentro do seu horário de funcionamento ou através do BALCÃO VIRTUAL

Dados necessários:

• Nome completo
  • Estado canónico/civil
  • Data nascimento
  • Data de batismo e crisma;

DECORAÇÃO DA IGREJA E FOTÓGRAFOS

Os pais que pretendam ornamentar a Igreja devem ter em conta o seguinte:

• Contactar previamente a pessoa responsável pela limpeza e asseio da Igreja (Fernanda Pais - 919296279) que dará todas as indicações necessárias;
  • A ornamentação da Igreja deve ser feita durante os horários de funcionamento da Secretaria do Cartório Paroquial, obedecendo às recomendações da responsável;
  • A retirada da ornamentação só poderá ser feita após o fim-de-semana;
  • Quando se verifica a ocorrência de vários batismos no mesmo dia ou fim-de-semana (em diferentes horários), os pais devem combinar entre si a questão da ornamentação, não sendo possível a retirada de uma ornamentação para colocação de outra;
  • Aquando determinadas cerimónias na Igreja, relativas ao plano pastoral em agenda, não será possível alterar a ornamentação da Igreja;

Abaixo é possível consultar detalhadamente as normas desta Paróquia para Floristas e Fotógrafos.

CALENDÁRIO DE BATISMOS

• 17 e 24 janeiro 2024
  • 10 e 17 abril 2024
  • 3 e 10 julho 2024
Para os encontros de preparação devem fazer-se acompanhar da Bíblia!